Amor de Perdição de Manoel de Oliveira (1978)
Realização Manoel de Oliveira Argumento Manoel de Oliveira Produção IPC - Instituto Português de Cinema, Tóbis Portuguesa, RTP - Radiotelevisão Portuguesa CPC - Centro Português de Cinema, Cinequipa Dir. Fotografia Solveig Nordlund, Manuel Costa e SilvaMúsica João Paes Dir. Produção Henrique Espírito Santo Marcílio Krieger António Lagrifa
Amor de dois jovens, Simão Botelho e Teresa de Albuquerque, contrariado pelas respectivas famílias, que se odeiam, leva Teresa ao convento e Simão à cadeia, ela por recusar-se a casar com Baltasar Coutinho seu primo, que a pretende, ele , mais tarde, por ter assassinado Baltasar, que se lhe atravessara no caminho. Condenado a dez anos de degredo na Índia, Simão parte, enquanto Teresa morre tísica no convento. Simão morre também alguns dias depois, no barco que o leva ao degredo. ~ Esther de Lemos
A Estrangeira de João Mario Grilo (1983)
Realização João Mario Grilo Argumento Joã Mario Grilo e Michael Graham EdiçãoRoberto Perpignani Produção Paulo Branco Musica D’Almeida
André tem uma encantadora casa junto ao mar em Portugal, uma casa que guarda todas as suas memórias de infância . Afora isto o eminente divórcio traz-lhe de volta as memórias da sua mãe e da sua morte extemporânea, mas também as memórias da morte do seu pai na Guerra Civil Espanhola. Começa a perceber que a pequena vila fôra tudo o outrora conhecia. À medida que as imagens o transportam até à sua infância, apercebe-se que tem de se libertar do peso que as antigas relações de infância exercem sobre ele e, finalmente, enfrentar o divórcio e a peda da sua casa e tudo o que isso envolve -- Uma tarefa extremamente difícil dado que se encontra numa crise pessoal. ~ Eleanor Mannikka, All Movie Guide
Doc's Kingdom de Robert Kramer (1987)
Realização e Argumento Robert Kramer
Um doutor americano está a operar num subúrbio em Lisboa. Doc, o alter ego de Kramer, vive uma existência dolorosa entre o seu armazém no cais e o hospital. A solidão e o alcoól são sinais de uma vida conturbada. O seu passado assombra-o. Jimmy, o seu filho, perseguido pela morte da sua mãe, encontra-o e está determinado a, finalmente, travar conhecimento com ele. O reino de Doc é pobre e um irrisório reino de um solitário rei Lear. Trata-se de um filme sobre a morte da utopia.
Relação Fiel e Verdadeira de Margarida Gil (1989)
Realização e Argomento Margarida Gil
Filha mais velha de uma família nobre, descendente de Afonso de Albuquerque, Antónia Margarida de Castelo Branco vê-se, aos dezoito anos, orfã de pai e na incerteza de um futuro : não sente qualquer inclinação, como era desejo de seu pai, para a vida religiosa e não encontrou ainda pretendente digno de seu nome e fortuna.
Seu irmão mais novo ( Afonso ) é a sua companhia preferida, e é precisamente na sua companhia, quando assiste a um serviço religioso, que Antónia Margarida vê pela primeira vez Brás Teles de Menezes, o seu futuro esposo.
Brás é um nobre arruinado pelos infortúnios da política e de um escândalo financeiro que maculou a reputação da família e levou seu pai ao suicídio. Exaltado e excessivo, jogador e perdulário, Brás goza das boas graças da mãe Antónia que, provavelmente devido a antigas alianças entre as duas famílias, paga a suas expensas o dote da filha.
Assim começa uma relação amorosa de que se verão ao longo filme diversos aspectos profundamente contraditórios. Ser violento e apaixonado, um pouco infantil e quase buçal face a esta mulher inteligente e reservada , Brás em breve se torna a presa de ciúmes obsessivos e presumivelmente infundados.
A fortuna de Antónia Margarida rapidamente acaba…
Rosa Negra de Margarida Gil (1992)
Realização e Argomento Margarida Gil Produção Maria João Mayer e Francisco SantosMusica João Gil
Paroles de Anne Benhaiem (1992)
Realização e Argomento Anne Benhaiem
Ficção documental sobre os limites e as maravilhas da palavra que pode revelar uma pessoa através das suas hesitações e das suas afirmações, as suas mentiras ou a sua espontaneidade, os seus lugares comuns ou as suas invenções linguísticas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário